Não sei vocês, mas eu nasci na época certa

Há alguns meses tenho notado que frases do tipo “eu nasci no tempo errado mesmo”, “hoje em dia só existe lixo”, “antigamente não era assim” tem me incomodado bastante. Confesso que eu mesma já disse coisas parecidas, mas, que, refletindo melhor acerca disso cheguei a conclusão que nasci exatamente quando era o momento certo. Justificativas das frases que ouço é que a música de qualidade já não existe mais, que a violência não era tanta e que as pessoas se amavam mais. Resolvi separar esses três exemplos em tópicos que vocês conferem abaixo:

A música era melhor. Eu gosto muito de músicas de décadas atrás, mas graças à tecnologia revolucionária eu consigo escutar essas músicas hoje também! (a única coisa que lamento é que eu nunca poderei ir a um show do Legião Urbana). E ainda melhor: eu consigo ouvir e conhecer músicas atuais. Que vamos e convenhamos, tem muita coisa boa! Basta parar de reclamar e procurar.

Não existia tanta violência. É claro! Também existiam bem menos pessoas no mundo! Concordo que o número de criminalidade pode ter aumentado (não tenho certeza quanto a isso), mas as políticas públicas também têm avançado e, além do mais, devemos levar em conta que o sistemas em que vivemos, o capitalismo, tem a desigualdade como um de seus pilares.

As pessoas se amavam mais. Acho que amor existe independentemente do tempo. Mas vamos aos fatos. Os casamentos podiam até durar mais, mas grande parte deles era imposto, e se alguém falasse em se separar há 50 anos, seria descriminado. Também devemos levar em consideração que a violência doméstica era considerada algo natural.

“A Persistência da Memória” Salvador Dalí – 1931
Eu não fecho os olhos a problemas que existem hoje que talvez não pudessem existir antigamente, como o trânsito caótico e os níveis críticos de poluição. Mas também enxergo que muitas coisas mudaram pra melhor, já que conseguimos ter acesso mais facilitado às coisas que precisamos e/ou queremos.
Eu nasci na época certa como acredito que morrerei também. Cada um tem sua hora. Mas se você acha realmente que essa não foi sua época certa para nascer e viver, desculpe meu amigo, mas acredito que o problema não está no tempo, e sim nas pessoas que vivem nele.

5 comentários sobre “Não sei vocês, mas eu nasci na época certa

  1. Eu já me peguei falando essa frase, talvez porque a maioria dos artistas, escritores e músicos que admiro, nasceram bem antes de mim! Mas agora refletindo melhor, acho que nasci na época que tinha que nascer mesmo! Afinal, hoje, tenho acesso a todos eles e muitos outros que surgiram depois! Quanto a violência acho que sempre existiu, de uma forma ou de outra! E o amor, ah, o amor nunca muda, se for mesmo amor, vai ser eterno enquanto durar!

    Curtir

  2. Sempre quis ser um jovem dos anos 80, por admirar a música e como os jovens se comunicavam e aventuravam nessa época. E é claro, meu sonho impossível de ver um show da Legião. Gosto dessa época pelo acesso a tecnologia, onde você pode visitar o passado, conhecer o mundo de dentro de casa, ter acesso a tudo quanto e tipo de informação e ainda ter teorias e imaginar como será o futuro. Também gostaria de viver no futuro para acompanhar a evolução da Astronomia, e ver a exploração o descobrimento de novos planetas e galáxias. Mas fazer o que né? Tudo tem seu tempo! Vamos viver o nosso da melhor forma possível.

    Curtir

  3. Disse tudo Laurinha!!
    Penso a mesma coisa, se Deus nos enviou nessa época, então é porque tinha de ser. Mesmo tendo vontades de ter visto um show do Legião Urbana ou outros….ao mesmo tempo teria tantas coisas que não conheceria se vivesse em outra época (e falo isso principalmente pelas pessoas que passaram em minha vida).
    Devemos agradecer mais as coisas que temos e que podemos alcançar e não lamentar outras.

    Curtir

Deixe um comentário