Para que servem as muitas redes sociais?

Super Notícia explica o uso das plataformas online de compartilhamento; artistas têm se utilizado delas cada vez mais

“Anitta publicou uma foto no Instagram”; “Xuxa respondeu a um comentário no Facebook”; e “Neymar postou uma declaração no Twitter”. Provavelmente, você já deve ter lido uma dessas frases ou mesmo ter ouvido alguém comentando sobre isso por aí. Porém, você sabe mesmo como funciona essas redes sociais e por que elas são tão importantes para alguns famosos? Pensando nessas questões, o Super Notícia faz um panorama do uso da internet pelos brasileiros, além de desvendar a funcionalidade das redes mais queridinhas entre as celebridades.

No Brasil, de acordo com a agência de notícias britânica “Reuters”, 108 milhões de brasileiros usam a internet atualmente. Desses, 70% se informam por meio das redes sociais.Ainda segundo o relatório, “os brasileiros estão entre os usuários mais importantes do mundo de blogs e redes sociais”. A afirmação ainda pode ser reforçada quando se observa os dados da pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015, da comScore, que apontam que 45% dos brasileiros gastam 650 horas em média somente com as redes sociais.
No toque dos dedos 
Das plataformas sociais online, o Facebook é a que ganha em número de acessos. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), o Face, como é comumente chamado, é utilizado por 86% dos internautas brasileiros. Criado em 2004 por Mark Zuckerberg, o site tem mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e nele é possível adicionar outros usuários, trocar mensagens, compartilhar fotos e textos, além de participar de grupos, seguir páginas de interesse e, claro, apertar o botão curtir à vontade.

No Twitter, o perfil mais badalado é o da estadunidense Katy Perry. A diva da música pop tem mais de 72 milhões de seguidores na rede social. Depois, vem Justin Bieber, com 65 milhões de fãs. Crédito: Twitter/Reprodução
No Twitter, o perfil mais badalado é o da estadunidense Katy Perry. A diva da música pop tem mais de 72 milhões de seguidores na rede social. Depois, vem Justin Bieber, com 65 milhões de fãs.
Crédito: Twitter/Reprodução
O WhatsApp ficaemsegundo lugar como a rede social mais utilizada pelos internautas, com adesão de 58%, segundo a pesquisa. No aplicativo, disponível para smartphones, é possível trocar mensagens de texto e de voz, além de compartilharfotos e vídeos com outros usuários.
O YouTube, plataforma criada para fazer upload e assistir a vídeos, também caiu no gosto dos brasileiros, já que 17% das pessoas entrevistadas afirmam utilizá-lo. Já o Instagram, rede em que é possível postar fotos e ví- deos com alguma legenda, é utilizado por 12% dos brasileiros. A rede menos utilizada pelos internautas no Brasil é o Twitter, que detém 5% dos usuários. Nele, é possível compartilhar fotos e mensagens de até 140 caracteres.
Famosos nas redes 
Para a especialista em marketing digital Rute Faria, de 29 anos, o uso de plataformas de interação online pelos famosos tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente. “As redes sociais são ótimos ambientes para que o artista mostre seu dia a dia, sua agenda de shows, os bastidores e para que seus fãs expressem admiração”, comenta ele, analisando que tais “canais aproximam as pessoas e facilitam a comunicação”.
O também especialista em marketing digital, Diego Lee, de 28 anos, compartilha as ideias de Rute e faz uma análise sobre as duas possibilidades de uso das redes sociais. “Há o segmento para as empresas, e aquele para as pessoas físicas. O artista, então, pode utilizar dos dois canais. No primeiro, que é feito para se ter alguma rentabilidade, ofamoso normalmente contrata uma agência para gerenciá- lo. Já no segundo, o próprio artista é quem administra sua rede”, analisa.
Ambos os profissionais alertam, porém, para os cuidados que as celebridades devem tomar ao se exporem nas redes. “Elas podem estar sujeitas aos mais diversos tipos de críticas e polêmicas, quando não são bem assessorados”, afirma Rute. “Hoje, há perfis haters exclusivos para difamar algum famoso”, completa Lee.
No Facebook, a página do famoso mais popular é a de Cristiano Ronaldo com, aproximadamente, 104 milhões de curtidas. Atrás dele, fica a de Shakira, que reúne mais de 101 milhões de likes. Crédito: Facebook/Reprodução
No Facebook, a página do famoso mais popular é a de Cristiano Ronaldo com, aproximadamente, 104 milhões
de curtidas. Atrás dele, fica a de Shakira, que reúne mais de 101 milhões de likes.                                                      Crédito: Facebook/Reprodução
Da internet para o mainstream 
Com a ascensão da internet e, é claro, das redes sociais, o mais comum de se ver por aí são artistas bombarem na web para depois aparecerem em grandes meios de comunicação, como rádio e TV.
Justin Bieber é um desses casos. O astro pop tornou-se mundialmente conhecido depois de postar vídeos no YouTube de suas apresentações para enviar a familiares que moravam longe. Na época, aos 12 anos, Bieber fazia covers de artistas como Justin Timberlake e Chris Brown.
Rafinha Bastos também ficou nacionalmente conhecido depois de mostrar sua cara na web. Apesar de ter trabalhado na Rede Manchete, em 1997, o humorista ganhou destaque quando, em 2001, começou a produzir vídeos de humor na web, no site Página do Rafinha.
o perfil de Beyoncé é o que mais atrai seguidores. São mais de 39 milhões de pessoas que acompanham a cantora. Kim Kardashian fica em segundo lugar, com 38,2 milhões de fãs. Crédito: Instagram/Reprodução
No Instagram, o perfil de Beyoncé é o que mais atrai seguidores. São mais de 39 milhões de pessoas que acompanham a cantora. Kim Kardashian fica em segundo lugar, com 38,2 milhões de fãs.
Crédito: Instagram/Reprodução
Matéria originalmente publicada no jornal Super Notícia publicada no dia 16 de julho de 2015
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s