Eletricista, engenheiro, arquiteto, pedreiro, doceiro e pai

“Vovô, faz um carro-helicóptero pra mim?”. A pergunta, feita há quatro meses por um de meus sobrinhos, fez com que meu pai pensasse, apenas por dez segundos, e respondesse: “Porque não?!”. Desde então, ele se dedicou a construir o primeiro carro-helicóptero da história deste país (sei que existem uns por aí, mas nenhum de brinquedo). E como o Miguel tem um irmão mais novo, a missão do sr. Luiz seria dupla: fazer dois carros que serviriam também como presente de aniversário, já que ambos são de outubro.

Esse pequeno acontecimento fez com que eu refletisse um pouco sobre a história deste homem, de 72 anos. Com apenas o “4º ano de grupo”, como diz o próprio, ele conseguiu comprovar que os estudos nem sempre valem mais do que a experiência, como Marisa Monte interpretou tão bem em Gentileza, “O que é mais inteligente? O livro ou a sabedoria?”.

Para o sr. Luiz, os dois têm sua contribuição. O que não dá é para desperdiçar o dom divino. “A pessoa que tem inteligência precisa saber usar, só isso”, me disse com simplicidade. E com um pouco de curiosidade, ele se transforma em eletricista, engenheiro, arquiteto, pedreiro, doceiro e motorista – o mais engraçado é que nessa função, que ele trabalhou a vida inteira, não é tão exímio (o senso de direção do meu pai chega próximo dos limites do zero). “O que precisa ser feito, eu faço”. É por isso, que ele ficou conhecido por fazer tantas gambiarras.

O chamamento é um pouco injusto, visto que ele já projetou e construiu minha antiga casa. “Hoje, eu faria alguma coisas diferentes, como o banheiro”. Mas a gente releva, pai! O importante é saber que, se meu brinco quebrar, ou precisar colocar novos puxadores no meu guarda-roupa, o senhor prontamente estará para dar um jeito, que, por hora, não vou chamar de gambiarra, e, sim, um feito bem feito.

2 comentários sobre “Eletricista, engenheiro, arquiteto, pedreiro, doceiro e pai

Deixe um comentário

