Alex, a biografia

A história de um ídolo injustiçado na seleção e que encantou várias torcidas e gerações

Por Thiago Prata

Lá estava ele. Desiludido, frustrado, traído. A tristeza e o desânimo tomaram conta de seu corpo. E a mágica que fazia com os pés deu lugar a um período obscuro. As lágrimas que caíam dos olhos e de sua alma foram seguidamente acompanhadas de vários vícios. Abandonou a bola, sua melhor amiga, para flertar com novas paixões: a cerveja, o churrasco e o sorvete. Abusou da perigosa trinca, que transformou um jogador de futebol, tido como exemplo para muitos atletas, em um ser irreconhecível. Ficou gordo. Poucos acreditavam que pudesse dar a volta por cima. Mas o futebol é cíclico. E quem um dia está no chão, no outro, ressurge das cinzas. Como uma fênix. Uma fênix chamada Alex de Souza.

Antes de se tornar o craque da Tríplice Coroa de 2003, pelo Cruzeiro, um deus na Turquia e de seu regresso contagiante ao Coritiba, clube do coração, ele passou por uma fase melancólica. Quando tudo indicava que realizaria seu grande sonho, de disputar uma Copa do Mundo defendendo as cores do Brasil, em 2002, veio a lista da convocação sem seu nome.

Uma das maiores injustiças cometidas na história do combinado verde-amarelo é destrinchada em “Alex, a Biografia”. Mas trata-se de uma pequena parte da trajetória de um meia que marcou época, contada pelo próprio armador e por várias personagens essenciais – para o bem ou para o mal – da vida do ídolo da Raposa, do Palmeiras, do Coritiba e do Fenerbahçe, da Turquia.

livro-alex

Organizada e escrita por Marcos Eduardo Neves (autor de outros livros, como “Nunca Houve um Homem como Heleno” e “Anjo ou Demônio – A Polêmica Trajetória de Renato Gaúcho”), constituída de 240 páginas (aproximadamente) e lançada pela Editora Planeta do Brasil no fim de 2015, a biografia de Alex narra a história de um dos maiores jogadores brasileiros do fim dos anos 1990 e do início século XXI.

Das dificuldades de um garoto nascido em Curitiba, passando pelos momentos de estrelato de grandes clubes e a adoração dos turcos, até a emocionante despedida dos gramados, a carreira do meia é narrada de várias formas. Às vezes, a linha mais crua, descritiva e objetiva ganha contornos épicos. Em outras ocasiões, tem um tom de novela. E o passeio se dá em meio a diversos tipos de situações: cômicas, hostis, instigantes, surreais, dramáticas, comoventes.

O leitor é transportado para dentro do livro para acompanhar os passos de Alex. A sinceridade em cada palavra e a postura do ex-jogador são dignas de nota. Mas nem tudo são flores na carreira do esportista. Há também casos descritos em que o armador pisou na bola, como em uma briga com o ex-companheiro Deivid, nos tempos em que vestiam a camisa do Fenerbahçe. Dentre outros desentendimentos marcantes – sejam por culpa de Alex ou frutos de seus desafetos –, estão as quedas de braço com Luiz Felipe Scolari – tido como o maior vilão da história do atleta – e o também treinador Marco Aurélio.

A idolatria de Alex por um mítico camisa 10, Zico, e a importância de Vanderlei Luxemburgo no ressurgimento do atleta para o futebol fazem parte de outros relatos relevantes que permeiam a obra, assim como a enigmática passagem em que um torcedor do Galatasaray, o arquirrival do Fenerbahçe, fabrica camisas com o nome de Alex nas costas e pede ao inimigo para autografá-las.

Aos amantes do futebol, independentemente de clubismos, vale – e muito – a leitura deste que é um dos principais registros dos últimos anos de uma das maiores personalidades da história recente do esporte nacional.

* Dedicado a Laura Maria, que me incentivou a escrever esta resenha.

Créditos das fotos: Brunno Covello / Gazeta do Povo

Anúncios

2 comentários sobre “Alex, a biografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s