‘Bolsonaro pode fazer como Stálin’

Cientista político mineiro Lucas Cunha analisa o discurso do Deputado paulista muito se assemelha ao do ditador soviético, que dizimou milhões de vidas durante a União Soviética, já que ambos pregavam o conservadorismo exacerbado.  O cientista defende ainda que Bolsonaro tem muitos seguidores porque ele representa uma alternativa anti-petista.

Nos últimos tempos, Jair Bolsonaro ganhou destaque nacional graças as suas declarações machistas e homofóbicas, especialmente. Que tipo de impacto tais manifestações causam na sociedade?

Esse tipo de manifestação incita o ódio e faz com que as pessoas briguem entre si, porque Bolsonaro tem posições pró fascistas. Com o final da ditadura e transição para a democracia, houve uma série de forças políticas que associavam o termo direita à ditadura, e o esquerda à democracia. Na verdade, a esquerda tem uma ideologia mais estatista, enquanto a direita tem suas bases no mercado. Bolsonaro surge, então, como representante da ultradireita no país, que já feriu o decoro parlamentar e que faz discursos de ódio em pleno exercício da democracia.

Ao mesmo tempo que o Deputado Federal causa revolta entre as minorias atingidas por tais declarações, uma grande parcela da sociedade se sente simpática e favorável a elas. Você consegue analisar por que acontece tais discrepâncias?

As pessoas o que apoiam Bolsonaro o fazem porque são anti-petistas. O deputado vira uma alternativa para os simpatizantes da direita. O discurso dele é muito parecido com o de  Enéas Carneiro que, na época em que era candidato à presidência, tinha posições extremamente conservadoras e que também era admirado por muitos. As pessoas que o apoiam hoje não percebem que, futuramente, podem ser as próprias vítimas dele.

Jair Bolsonaro é um possível candidato à presidência da república em 2018, pelo PDC. O que pode acontecer caso ele seja eleito?

Temos que pensar no ponto de vista ético, princípio básico da democracia. Se Bolsonaro for eleito pode ser que haja prejuízos para pessoas que tem benefícios do governo, por exemplo, o Bolsa Família.  Corre-se o risco de relativizar a democracia, isso quer dizer, que não é porque uma maioria toma uma decisão que ela será democrática, como a pena de morte. As minorias não podem ser massacradas pela maioria. Se há pessoas que vão votar no Bolsonaro, devem ser respeitadas, o que não pode é Bolsonaro desrespeitar a democracia.

Como você avalia a posição de Bolsonaro na votação do impeachment, realizada na Câmara?

O mais grave que aconteceu naquele dia não foi o número de votos, mas as justificativas utilizadas pelos deputados, como a declaração em que Bolsonaro parabenizou o coronel Brilhante Ustra, que foi um torturador da época da ditadura.

Por que Jair Bolsonaro não foi cassado ainda?

Porque o conselho de ética não foi capaz de cassá-lo ainda. Bolsonaro tem muitos colegas e apoiadores que podem até não compactuar com suas ideias, mas que precisam dele.  O Eduardo Cunha é um deles, que poderia cassá-lo, mas que também está em apuros. Bolsonaro tem todas as indicações que poderia ser cassado: ele tem comportamento totalmente inadequado, viola a constituição e ainda desrespeita o decoro. 

É papel do deputado, dentre outras funções, representar o povo brasileiro. Como você analisa a forma como Jair Bolsonaro tem cumprido o seu cargo?

Para mim, ele não é um deputado porque não representa o povo brasileiro. Bolsonaro olha apenas para os seus grupos de interesse. Sua presença na Câmara é uma rejeição à política, e o seu discurso pode levar à sociedade do controle e, assim, cometer crimes em nome do Estado.

Qual é a ideologia política de Bolsonaro?

A ideologia política dele é do fachismo. O fache é a ideias de todos unidos, sem diversidade e nos diluímos no líder da nação. Essa corrente persegue toda e qualquer forma de organização política que não esteja associada ao líder. Bolsonaro pode fazer como o Stálin, que quis “fazer a limpa” e liquidar os inimigos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s